terça-feira, 3 de abril de 2012

FOTOGRAFIA E CASAMENTO

AOS OLHOS DE QUEM VÊ


FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: VINÍCIUS MATOS    

Muitas vezes a escolha do fotógrafo é baseada no menor preço, o que é um pecado quando levamos em consideração que esse profissional é o responsável pela lembrança mais significativa de uma das maiores realizações da vida: o casamento!


O casamento é uma profusão de sonhos: “quero usar um vestido daquela estilista”, “quero me casar na mesma igreja que meus pais se casaram”, “na minha festa não pode faltar tal detalhe”. Mas, em meio a todos esses desejos, é raro ouvir alguém que sonha em ser fotografado por um profissional específico, em razão de um trabalho peculiar ou do olhar diferenciado.

Depois que a festa acabar, os bons sentimentos e as fotos ficarão para sempre. E o fato é que o casal, definitivamente, não consegue ver tudo o que aconteceu ao seu redor: o noivo não vê a noiva se aprontando; a noiva não vê o primeiro olhar do noivo quando a porta se abre; poucos vêem a decoração sem os convidados ou aquela lágrima furtiva do pai. Para isso existe o fotógrafo: o cara que vê tudo!  Saber escolhê-lo é muito importante, porque não dá para fazer de novo, só existe uma chance de tudo dar certo.


“MAS... COMO ESCOLHER UM FOTÓGRAFO, DENTRE TANTOS?” 

Para ajudar a responder esta pergunta e ainda conseguir informações valiosas, estive com alguns dos maiores fotógrafos que conheço. De início adianto a primeira dica: a maioria desses profissionais possui um extenso trabalho disponível na internet, seja em sites próprios, blogs ou perfis em redes sociais. Ou seja, antes de visitar um estúdio, navegue na internet, conheça os mais diversos estilos e procure se encontrar com os fotógrafos que mais te impressionaram.

Leila Vieira e Henrique Vieira, mãe e filho, trabalham em um dos estúdios mais tradicionais de Minas Gerais, com sete décadas de história. Para ela “é importante que o fotógrafo tenha experiência no assunto e demonstre isso no seu portfólio”. Henrique afirma: “fotógrafo não pode estar ligado a modismos, mas sim ter um trabalho atemporal, clássico, bonito de se ver”. Eles também asseguram: a qualidade do produto final é importantíssima, da encadernação do álbum ao tratamento das imagens.

FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: HENRIQUE VIEIRA

A empatia entre os noivos e o fotógrafo é essencial para que tudo corra bem. Quem destaca essa característica é Pedro Fonseca, um jovem fotógrafo, com um portfólio bem expressivo e experimental. Segundo ele “o primeiro passo é se identificar com o estilo do profissional, o segundo é perceber se existe empatia com o profissional enquanto indivíduo, pois é somente assim que acontece o perfeito registro das emoções”. 

FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: PEDRO FONSECA

Em 15 anos de carreira, Erich Gebhardt acumulou diversas premiações e ressalta que é imprescindível conferir se a qualidade do trabalho do fotógrafo é constante ou se destaca apenas em alguns eventos. “É importante que o casal converse com outros que contrataram o profissional anteriormente e troquem impressões”. Ele lembra que o fotógrafo só consegue agendar um evento por dia, por isso este deve ser um dos primeiros profissionais do casamento a ser contratado.

FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: ERICH GEBHARD
Renato dPaula está entre os “top's” do Brasil.  Por consequência, sua agenda de trabalho  é repleta de importantes contratos nacionais e internacionais. Para promover uma proximidade com os noivos expõe suas fotografias em diversos pontos da internet, veículo que, aliás, Renato utiliza com extrema eficiência. “Defendo que os noivos devem se identificar com o estilo do fotógrafo e, principalmente, conhecê-lo. Muitas vezes me reúno com os noivos pela internet, via webcam”, disse ele em uma entrevista virtual. Resumindo: o melhor lugar para achar bons fotógrafos é na internet. Para sua segurança, certifique se >> ele pertence a alguma associação profissional. 

FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: FOTO: EVANDRO ROCHA

Autor ou artista de fotos cheias de cores e luzes expressivas, Evandro Rocha é outro que o trabalho é reconhecido no Brasil e no exterior. Para ele, “o fotojornalismo em casamento já não é mais um diferencial e sim uma obrigação”. A diferença é encontrar o profissional capaz de oferecer “uma foto mais artística, imagens únicas para um momento único”. Pense nisso!

FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR: VINÍCIUS MATOS

Quando conversei com Vinícius Matos, ele estava em Madri, na Espanha, fotografando e palestrando. Desde 2009 figura na lista dos 50 melhores do mundo. Contratá-lo é “correr o risco” de ter uma das fotos do álbum de casamento premiada pelas mais respeitadas associações internacionais. Vinícius me deu várias dicas de como contratar “O” fotógrafo do casamento. Encerro esta matéria resumindo todas elas: 

Escolha um fotógrafo com estilo, com visão diferenciada, que ofereça qualidade desde o atendimento até o produto final.
Faça a opção por aquele que tenha capacidade de captar todas as emoções da cerimônia - das lágrimas aos beijos, que possua uma bagagem profissional e cultural, que seja especialista em fotografia de casamento, comunicativo e transmita confiança.
Não se esqueça do lado prático!  Depois de definir o profissional que irá registrar os momentos mais emocionantes de sua vida, negocie tudo nos  “mínimos detalhes” e registre formalmente num contrato de prestação de serviço.

Tomara que, após estas dicas, a tarefa de escolher o fotógrafo seja mais fácil. Não que seja difícil. Sucesso na escolha! 







COLABORAÇÃO ESPECIAL E REDAÇÃO
MIQUÉIAS MADALENA

COLUNISTA SOCIAL miqueiasmadalena@yahoo.com.br


"...antes de visitar um estúdio, navegue na internet, conheça os mais diversos estilos e procure se encontrar com os fotógrafos que mais te impressionaram."

Nenhum comentário:

Postar um comentário