quinta-feira, 5 de abril de 2012

UROLOGIA


A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PREVENTIVA DA PRÓSTATA 



A próstata é uma 
glândula que só o 
homem tem e fica localizada logo abaixo da bexiga. Ela envolve o canal urinário e tem o tamanho de uma castanha. É responsável pela produção de uma parte do esperma (sêmem). Vários problemas podem comprometê-la,  dentre os mais frequentes estão: infecções (prostatites), o aumento benigno da glândula (hiperplasia prostática – HPB) e os tumores malignos (câncer de próstata).


Pelo estímulo do hormônio masculino produzido a nível testicular, a próstata aumenta progressivamente de tamanho durante toda a vida, sendo que este processo se torna mais rápido após os 50 anos. Alguns homens manifestam sintomas decorrentes desse aumento, que numa fase inicial são discretos ou inexistentes - todos relacionados à micção. Os sintomas ocorrem pela obstrução a passagem da urina: 

• Dificuldade e esforço em começar a urinar;
• Sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga;
• Vontade de urinar novamente pouco após ter esvaziado a bexiga. 

Outros sintomas podem acontecer por fatores irritativos da bexiga como: 

• Aumento da frequência e do número de micções noturnas;
• Vontade urgente e perdas involuntárias de urina. 

Estes sintomas podem acontecer tanto pelo aumento benigno, como no câncer. 

Os tumores malignos desenvolvem-se silenciosamente no interior da Próstata e só causam alterações em fases tardias. Nesses casos, geralmente, muitos sinais enviados pelo organismo foram negligenciados e não houve prevenção. Até o momento não existem maneiras de se evitar o câncer de próstata. Graças a campanhas educativas e principalmente a participação das parceiras, que insistem para que seus maridos realizem os exames preventivos, os casos mais avançados tornaram-se mais raros. 

IMAGEM/ILUSTRAÇÃO
O rastreamento inicial é feito pelo exame de toque retal, ainda muito importante e necessário; visto que o exame de sangue (PSA) possui uma margem de erro de 30%. Na prática o exame local e o PSA se complementam. Na verdade, os homens apresentam uma conscientização cada vez maior de quanto é falso o conceito de que o toque retal viola a masculinidade (o exame é realizado em cerca de 5 segundos). Nos casos de câncer diagnosticados precocemente, os índices de cura podem chegar a mais de 80%, inclusive com casos de preservação da função sexual. A diferença sempre está em se antecipar. 

DR. EDUARDO BRAGA
CRM 27329

Membro titular da Sociedade Brasileira 
de Urologia; médico adjunto do serviço de 
pós -graduação em Urologia da UFU; 
pós-graduado em Medicina Intensiva; autoridade 
sanitária pela Secretaria Estadual de Saúde.

"...Na verdade, os homens apresentam uma conscientização cada vez maior de quanto é falso o conceito de que o toque retal viola a masculinidade ..."






Nenhum comentário:

Postar um comentário