sábado, 31 de março de 2012

ANGIOLOGIA


DORES NAS PERNAS

As dores nas pernas são a principal causa de reclamações nos consultórios dos angiologistas e, conforme as estatísticas comprovam, estão na maioria das vezes relacionadas diretamente aos problemas circulatórios.

Muitas pessoas sentem dores e cãibras enquanto caminham, principalmente na panturrilha (“barriga da perna”), que piora em subidas e melhora imediatamente ao interromper a caminhada. Essa dor pode estar relacionada com possível problema arterial, com artérias entupidas. Esta doença, quando não tratada a tempo, pode levar à trombose e amputação das pernas.

As varizes são outra causa frequentemente relacionada à queixa. As veias que se dilatam, comumente na região das pernas, podem trazer complicações muito além da questão estética. Há a possibilidade da ocorrência de flebites, eczemas e ulcerações. Mas as principais queixas dos pacientes com varizes são: sensação de peso e cansaço nos membros inferiores, principalmente à tarde ou após longos períodos em pé. Outra queixa também é o inchaço.

As doenças da coluna também têm as pernas como ponto frequente de irradiação, por comprometimento do nervo ciático. Elas costumam gerar dor em fisgada, que tende a acompanhar o trajeto do nervo na face posterior dos membros inferiores e chegar até os pés. A hérnia de disco lombar é um desses problemas e está relacionada a um traumatismo direto nas costas ou estresse físico em virtude de excesso de peso, da prática de exercícios ou postura inadequada

Os casos de dores nas articulações, sobretudo nos joelhos, mais proeminentes no início de um movimento, como ao levantar-se de uma cadeira, por exemplo, estão mais relacionados a problemas ortopédicos, como a artrose. 

Ansiedade, estresse, falta de atividade física regular e problemas de postura são outras hipóteses para dor nas pernas.

Para cada problema, há uma característica. Porém, para todos os casos, a recomendação é uma só: procure orientação médica e leve consigo todas as informações possíveis. Descreva, inclusive, em que situações sente mais desconforto. O fato de a dor acontecer durante atividade ou em repouso, pela manhã ou no final do dia, pode indicar por onde começar a investigação. 

Portanto, é muito importante consultar um médico especialista para o  diagnóstico da causa das dores nas pernas, pois o tratamento correto pode evitar graves complicações.

DICAS PARA DIMINUIR AS DORES NAS PERNAS:

Se tem um emprego que o obriga a passar muitas horas sentado ou de pé, tente fazer alguns alongamentos e andar um pouco nos intervalos;
Se trabalha sentado, sente-se bem encostado à cadeira e procure por não cruzar as pernas;
Sempre que for possível, deite-se durante alguns minutos, elevando as pernas acima da altura do coração;
Pratique exercício físico como caminhada, natação, dança, ciclismo, hidroginástica;
Mantenha o peso ideal para o seu corpo;
Não fume. O tabaco é muito prejudicial para a circulação.

DR. MALK MAUAD YDY
Angiologista e cirurgião vascular - CRM 41722. 
Atua em Araguari/MG


"Para cada problema, há uma característica. Porém, para todos os casos, a recomendação é uma só: procure orientação médica"



Nenhum comentário:

Postar um comentário