quinta-feira, 29 de março de 2012

VIAGEM



MARROCOS: MONTANHAS, BELEZA E TRADIÇÃO
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
O país é um reino localizado ao noroeste da África, até bem pouco tempo chamado de Marrakesh - “Terra de Deus” - cheio de encantamentos, diversidade cultural e dono de uma história riquíssima.  
Conhecer o novo, ampliar o entendimento de quão diverso e fascinante é o planeta, as infindáveis variações de costumes, culturas, adquirir conhecimento, viver. Características presentes no íntimo de cada um e que transbordam durante a juventude. Aliás, neste aspecto, o apresentador do tema desta edição e autor das belas imagens é o estudante de engenharia mecatrônica, Marlos Florêncio Fernandes Júnior, que dentre diversos países visitados num recente intercâmbio realizado pela Europa e norte da África, cedeu a CLASSE A algumas belas imagens de um território onde se fala três idiomas: árabe, espanhol e francês.
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
É um pedaço especial do mundo, onde as pessoas e o comportamento em geral é resultado de diversas influências vindas desde o ano de 110 A.C., data em que se registros indicam que o antigo reino berbério da Mauritânia, (atual região norte do país) foi dominado pelo Império Romano, sob o qual esteve subordinado por mais de 500 anos. Depois disso os bizantinos e os árabes (de onde surgiu o predomínio absoluto do Islamismo).
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
Ainda assim, o Reino de Marrocos é considerado um dos mais “ocidentalizados” dentre os países árabes. Casablanca, uma das cidades visitadas por Marlos Júnior – onde, aliás, está a Mesquita Hassan II, tida como a maior da África (observe a beleza do seu piso - ao lado -  e a suntuosidade de sua fachada na página a seguir), apresenta um aspecto urbanístico bem moderno. Certamente em razão de possuir o maior porto e ainda ser o maior centro comercial e industrial de Marrocos.
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
Por outro lado, existem paisagens fascinantes e muito diferentes da que estamos acostumados no mundo ocidental, como a principal desta matéria, feita em “Village Bérbere”, com predomínio da cor vermelha em todas as suas construções. Aliás, as cidades, curiosamente são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde;Fez é amarela. Rabat, a cidade branca do litoral atlântico, é a única das cidades imperiais que conserva sua importância política: a capital do país. 
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
Todo estrangeiro adora passear pelas estreitas ruas, visitar os pequenos ateliers e conhecer os produtos artesanais marroquinos e, claro, apreciar as iguarias da gastronomia daquele país, fartamente oferecida nos souk's (mercado típico). Na cidade de Téoutuan, nosso colaborador pode vivenciar essas experiências.
 FOTOGRAFIA: MARLOS FERNANDES JR.
Outra cidade imperdível: Ouarzazate, antes ponto estratégico por onde passavam as caravanas, hoje um centro cinematográfico, com grandes estúdios onde muitas produções foram gravadas: "Gladiador", "A Múmia", "A Última Tentação de Cristo", "Asterix", "Babel", entre outros. Enfim, belezas, montanhas, tradição e muita cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário