sábado, 31 de março de 2012

OTORRINOLARINGOLOGIA


ORELHA EM ABANO E O BULLYING
Estudos recentes revelam que até 66% dos alunos brasileiros cometeram ou sofreram bullying nos últimos 6 meses.
IMAGEM / DIVULGAÇÃO
Após constantes provocações, piadas de mau gosto e isolamento dos grupos, as vítimas podem sofrer danos psicológicos irreparáveis. Dumbo, Morcego, Antena Parabólica, Topo Gigio, Orelhão, Avatar e muitos outros... Quem não conhece pessoas com esses apelidos? 

As orelhas em abano estão entre dos principais motivos para crianças em idade escolar sofrerem provocações e serem estigmatizadas. Assim, enfrentam severos distúrbios emocionais que podem ser: esconder as orelhas atrás dos cabelos, desinteresse em ir à escola, diminuição do rendimento escolar, timidez em excesso, introspecção, problemas com colegas, excesso de apelidos, entre outros.

A orelha em abano geralmente ocorre devido a uma má formação das dobras naturais das orelhas (helix e anti-hélix), o aumento e angulação errada da concha. Ocorre em 5% da população e geralmente acomete os dois lados, mais pronunciada de um lado que de outro.

Uma boa opção para solução do problema é a correção cirúrgica. Pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade quando a orelha atinge sua forma definitiva; quanto mais precocemente realizada menor será o impacto psicológico. 

O procedimento cirúrgico apresenta alta taxa de satisfação. A otoplastia é indolor e com tempo de duração de aproximadamente 1 hora. Nas crianças é realizado com anestesia geral e nos adultos com anestesia local. Os pontos são retirados entre 7 à 14 dias e a cicatriz é praticamente imperceptível, pois fica atrás da orelha e possui aproximadamente 4 cm. A recuperação é rápida, sendo possível voltar às atividades após 4 dias.



IMAGEM/ILUSTRAÇÃO-MONTAGEM:MARCELLO VIEIRA


A otoplastia deve ser realizada se a situação realmente incomodar a criança. A consulta com um especialista é muito importante para a análise correta das deformidades, bem como para solicitar os exames adequados, programar a cirurgia e esclarecimentos sobre o procedimento cirúrgico.



DR. MARCELL DE MELO NAVES
CRM/MG 45342 
Otorrinolaringologista, 
cirurgião crânio-maxilo-facial.
Membro efetivo da Academia 
Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.



"As orelhas em abano estão entre dos principais motivos para crianças em idade escolar sofrerem provocações e serem estigmatizadas"






Nenhum comentário:

Postar um comentário