sexta-feira, 30 de março de 2012

COMPORTAMENTO

CURIOSIDADES SOBRE O CÉREBRO
Acredito que todos já ouviram falar daquela velha frase: “Você usa apenas 10% do seu cérebro”


Na verdade, atualmente já não faz sentido pensar desta forma. Nosso cérebro não trabalha como um computador, em que se possa medir a quantidade de memória utilizada. Antes disso, o cérebro trabalha mais parecido como uma sinfonia, com várias partes trabalhando ao mesmo tempo com o objetivo de gerar algo produtivo - como música em uma sinfonia. Logo o cérebro deve trabalhar em harmonia, cada parte contribuindo para o bom funcionamento geral, sem desafinar a sinfonia.

O cérebro do ser humano tem uma particularidade interessante, ele tem uma assimetria de funcionamento, ou seja, os lados direito e esquerdo tem diferentes tarefas em que são especializados. Na maioria das pessoas o lado esquerdo do cérebro é responsável pelas funções de linguagem verbal, significado das palavras, decodificação de símbolos, raciocínio lógico. Enquanto você lê este texto é provável que esteja usando mais o seu hemisfério esquerdo. Já o hemisfério direito é mais acionado quando deparamos com comunicação não-verbal, o reconhecimento de músicas, melodias, percepção de obras de arte, as habilidades visuoespaciais (como dirigir, andar de bicicleta ou jogar video-game). Quando um músico “tira uma música de ouvido”, ele está fazendo uso das potencialidades do lado direito de seu cérebro. O lado esquerdo então é mais lógico e racional, enquanto o direito é mais criativo e intuitivo.

Outras divisões de tarefas interessantes podem ser encontradas em nosso cérebro. A região posterior do cérebro está mais especializada na percepção do mundo ao nosso redor. É nesta região em que estão localizadas as áreas responsáveis pela visão, audição e percepção tátil. Enquanto você está apreciando uma pintura ou uma bela paisagem, é na parte posterior do cérebro que está sendo feita a captação destas imagens. Por outro lado, a região anterior é que coordena a forma como agimos no ambiente a nossa volta. É nesta área cerebral que é feita a tomada de decisões, sobre qual atitude tomar, depois de feitas todas as considerações. É no chamado lobo frontal que acontece este processo: análise de todos os riscos e benefícios de uma atitude e tomada de decisão. Também essa região é a que controla a parte motora, executora final da atitude que foi escolhida.

Então se o cérebro tem tantas áreas especializadas, qual a forma correta de exercitarmos nossa mente? O que é importante é a variação de atividades, porque não existe uma atividade única que vai estimular por completo todas as áreas cerebrais. Ou seja, intercalar atividades de leitura, com atividades manuais, exercícios físicos, música, entre outras, é desta forma que faremos a correta estimulação de nosso cérebro, o que pode contribuir para evitar ou mesmo colaborar, no tratamento de algumas doenças mentais.





DR.DANIELCARNEIRO DA CUNHA BOSI,
CRM/MG 39213
Médico-psiquiatra; graduação, especialização e 
mestrado na  Faculdade de  Medicina de 
Ribeirão Preto-SP; Professor da disciplina de 
Saúde Mental da Faculdade  de Medicina 
 da Unipac/Araguari


Nenhum comentário:

Postar um comentário