quinta-feira, 29 de março de 2012

IMUNOLOGIA - DOENÇAS ALÉRGICAS


Aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem
de algum tipo de doença alérgica  

http://babyworld.co.uk



Alergias podem se desenvolver em qualquer idade e fatores genéticos influenciam seu aparecimento. O risco de uma criança desenvolver alergias é de 48% caso um dos pais sejam alérgicos; esse risco aumenta para 70% se ambos o forem.

Os sintomas das doenças alérgicas são resultado de eventos ocorrendo no sistema imune – que é o sistema de defesa do nosso organismo. O sistema imune de pessoas alérgicas identifica algumas substâncias, chamadas de alérgenos, como prejudiciais.  Essas substâncias, que são inofensivas para a maioria das pessoas, desencadeiam reações alérgicas em indivíduos predispostos. Essas reações envolvem uma série de células e mediadores que levam aos sintomas clássicos das alergias, tais como inchaços e prurido na pele e em outros tecidos, espirros, chiado no peito, tosse, coriza e outros.

Os tipos mais comuns de alergias incluem:

Rinite alérgica: é a doença alérgica mais comum, caracterizada por espirros, coriza, congestão e prurido nasal;  pode estar acompanhada de conjuntivite com prurido, vermelhidão e lacrimento ocular

Asma: doença pulmonar crônica, caracterizada por tosse, falta de ar e chiado no peito. Os sintomas podem ser desencadeados por alérgenos, ou estímulos como infecções respiratórias, fumaça de cigarro ou ar frio.

Sinusite e otite: doenças comuns que afetam 15% da população e podem ser desencadeadas pela rinite alérgica.

Dermatite atópica: doença da pele com coceira, espessamento e descamação. Geralmente acomete crianças pequenas, mas também pessoas mais velhas com história pessoal ou familiar de alergias.

Urticária e angioedema: urticária se manifesta com manchas ou placas avermelhadas e pruriginosas na pele. O angioedema é um inchaço em camadas mais profundas da pele, ocorre principalmente nos lábios, lingua e pálpebras e aparece quase sempre acompanhado de urticária.

Anafilaxia: é uma reação alérgica grave causada por substâncias como alimentos, medicamentos, veneno de insetos e látex. Em casos graves pode ocorrer queda da pressão arterial, perda da consciência e choque, que pode ser fatal.

O Alergista/Imunologista é o profissional médico melhor qualificado para atender as necessidades dos pacientes com doenças alérgicas. Para que esse médico possa obter o título de Alergista/Imunologista são necessários pelo menos 4 anos de treinamento após terminada a graduação em medicina: sendo 2 anos de residência médica em Clínica Médica ou Pediatria e mais 2 anos de residência em Alergia/Imunologia.

Caso você apresente sintomas de alergia, procure um Alergista. Ele avaliará seu caso para um diagnóstico preciso através de história clínica e exame físico detalhados, execução de testes alérgicos e outros exames que se fizerem necessários. Esse profissional ainda poderá orientar sobre formas de prevenção e o melhor tratamento para controle dos sintomas.


"Alergias podem se desenvolver em qualquer idade e fatores genéticos influenciam seu aparecimento"






Dra. Maria Fernanda Ferraro
Alergista - Imunologista
Doutora em Ciências pela 
Universidade de São Paulo - USP
CRM/MG - 45507
imunoalergo@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário