quinta-feira, 29 de março de 2012

OFTALMOLOGIA

LENTES DE CONTATO


São muito usadas para correção de ametropias, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, como opção para aqueles que não desejam usar óculos em tempo integral.  Em vários casos, melhoram a estética, permitem a prática mais confortável de esportes, melhorando e muito a qualidade de vida dos usuários.

IMAGEM/DIVULGAÇÃO

Outras indicações são quando existe diferença importante de grau entre os olhos ou quando a córnea apresenta irregularidade importante, como no caso de ceratocone, situações em que os óculos não propiciam boa qualidade visual.   Existem ainda as lentes de contato terapêuticas, usadas para aliviar a dor, e as cosméticas, utilizadas não somente para mudança da cor dos olhos como também para recobrimento de cicatrizes e opacidades corneanas, cataratas hipermaduras sem indicação cirúrgica e aniridia congênita ou traumática (falta da íris – colorido do olho).

Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato.  Algumas doenças como infecções oculares crônicas, olho seco moderado a severo e alergia podem limitar ou mesmo contra-indicar o uso.   É o oftalmologista quem deve determinar quem pode ou deve usar, o grau e a curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usado.

Para evitar complicações, os usuários devem ser muito bem orientados sobre os cuidados que devem ser tomados diariamente, como: higiene das mãos antes de tirar e colocar as lentes, uso de soluções próprias para a limpeza e desinfecção das lentes, manter limpo o estojo onde elas são guardadas e respeitar o tempo de uso e de troca das mesmas.  Dormir com as lentes aumenta o risco de complicações, como por exemplo, úlceras corneanas.  Todo usuário de lentes de contato deve ter óculos para usar em situações inesperadas como perda das lentes, irritações oculares, conjuntivites, entre outras.

IMAGEM/DIVULGAÇÃO
Os sinais e sintomas de alerta para possíveis complicações são: olho vermelho, dor, aumento da sensibilidade à luz, sensação de corpo estranho e diminuição da visão.  Apresentando qualquer um destes sinais e sintomas o médico oftalmologista deve ser procurado imediatamente para diagnóstico precoce e tratamento correto.

Para quem quer começar a usar lentes de contato o primeiro passo é consultar o oftalmologista e passar por uma série de exames para avaliar a possibilidade do uso.   Receita de óculos não é sinônimo de receita de lentes de contato.

Para aqueles que já usam, o acompanhamento deve ser feito a cada 6 meses ou 1 ano, sempre seguindo as orientações de seu médico.





"Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato (...) É o oftalmologista quem deve determinar quem pode ou deve usar, o grau e a curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usado" DRA.PATRÍCIA LEMOS CARRAROOftalmologista, 
Especialista em córnea.
CRM/MG - 43018/RQE - 20791








Nenhum comentário:

Postar um comentário